Kinesio Taping

Aqui você pode discutir sobre qualquer assunto relacionado ao Linfedema.

Re: Kinesio Taping

Mensagempor Renata_RAC » Ter Ago 23, 2011 4:59 pm

Gente, eu esqueci de comentar uma percepção minha sobre o uso da Kinesio: TRIPLIQUEI (verdade, tripliquei mesmo, naõ é forma de expressão) a quantidade de idas ao toilette para urinar... Ai, que horror falar assim, mas tem que ser dito, né? rs.
Beijos,
Rê.
Renata_RAC

Data de registro: Dom Abr 12, 2009 12:25 am

Mensagempor LUIZA » Qua Ago 24, 2011 12:30 am

OI RENATA ESTOU TORCENDO PARA VOCÊ. CADA IDA SUA AO FISIOTERAPUTA É COMO SE FOSSE UM CAPITULO A MAIS NA NOVELA DA VIDA.
BEIJOS E TODO SUCESSO
LUIZA
LUIZA

Data de registro: Seg Mai 09, 2011 11:13 pm

Mensagempor Renata_RAC » Qua Ago 24, 2011 5:15 pm

Obrigada Luíza! :)

Realmente, compartilho esses "capítulos", pois a troca de experiências é fundamental, sobretudo no nosso caso, onde os estudos são escassos ou focados apenas nos casos de linfedema secundário do braço (oriundo de pós-mastectomia), principalmente.

Quem tem linfedema primário de membro inferior, por exemplo, tem que correr atrás, experimentar o possível (com o devido acompanhamento de profissionais), pois a depender dos estudos científicos, tendemos a ficar relegados. Portanto, todo tipo de informação aqui no fórum é muito relevante.

Hoje foi minha 4ª sessão de "K-Tape" e, infelizmente, não tive progressos. Basicamente:
- Peito do pé: sem alteração de medida;
- Tornozelo: redução de 0,5cm;
- Batata da perna: aumento de 1cm;
- Joelho: aumento de 1cm.

Como podem ver, a 3ª sessão não foi muito animadora. Mas hoje, na 4ª sessão, o Fisioterapeuta reduziu a tensão novamente para 5-10%. Voltarei na 6ª feira para ver as medidas.

Tenho uma novidade: a Fisioterapeuta Sílvia Bacelar ligou para mim hoje de manhã,com o objetivo de me orientar e esclarecer o motivo pelo qual eu não faria o tratamento na clínica. Não vou mentir que fiquei muito surpresa (positivamente) pela ligação direta. Foi a primeira vez que a mesma me procurou e com o objetivo de conversar. Ao tomar conhecimento que eu optei em experimentar a K-Taping, a mesma disse que já conhecia a técnica.

Aqui repasso suas informações, lembrando que podem haver possíveis distorções na minha exposição, o que, claro, podem ser corrigidas pela própria, caso tenha acesso ao fórum ou por outros profissionais que estejam acompanhando a discussão: houve um Congresso de Linfedema & Oncologia feito há +/- 8 meses, onde um italiano levou o tema da Kinesio para o debate. Ela esclareceu que o tema foi adstrito a existência da Kinesio Taping para linfedema secundário de braço (pós-mastectomia) e frisou bem esta questão específica. Mas disse que "babou" a exposição do italiano sobre os resultados dessa técnica para o tipo específico. Também disse que não houve debate sobre o uso da técnica da K-Tape para linfedema primário de membro inferior.

Assim, ela fez questão de esclarecer que de nada adiantaria fazer o tratamento com a Kinesio, se não fosse aliado a exercícios. Ela bateu muito no ponto sobre o fortalecimento da musculatura, que seria essencial para a potencialização da Kinesio. E disse mais: que a Kinesio tem o mesmo efeito de um enfaixamento.

Portanto, pessoal, aqui registro a atenção que a Dra Sílvia Bacelar dirigiu ao meu caso e seus importantes esclarecimentos, que só vem a corroborar, a confirmar os experimentos que buscamos (meu fisioterapeuta e eu) de aliar a partir da 6ª sessão, aulas de hidroginástica.

À Dra. Sílvia, meus sinceros agradecimentos!

Beijos a todos!

LUIZA escreveu:OI RENATA ESTOU TORCENDO PARA VOCÊ. CADA IDA SUA AO FISIOTERAPUTA É COMO SE FOSSE UM CAPITULO A MAIS NA NOVELA DA VIDA.
BEIJOS E TODO SUCESSO
LUIZA
Beijos,
Rê.
Renata_RAC

Mensagempor LUIZA » Qua Ago 24, 2011 7:29 pm

OI RENATA,NÃO´É IMPORTANTE HOJE NÃO TER DADO RESULTADO,O IMPORTANTE É A SUA , E NOSSA BUSCA PARA DESCOBRIR CADA DIA MAIS DICAS E TRATAMENTOS .
MUITO OBRIGADO A VCS QUE TEM SEMPRE POSTADO EXPERIENCIAS NESTE FORUM.
MEU ABRAÇO
LUIZA
LUIZA

Mensagempor fernandagueiros » Sex Ago 26, 2011 4:37 pm

Rê,
que bom que você está gostando dessa alternativa! Vamos acompanhar sua saga! heheh...
Mas se você tiver a oportunidade, não deixe de fazer o tratamento tradicional pra dar uma "enxugada" na perna, pra depois preocupar-se apenas em manter o resultado, seja com kinesio ou meia. Tenho certeza de que o tratamento tradicional (aquele intensivão de drenagem+enfaixamento+exercicio) ajuda a desinchar com qualidade (manda embora as proteinas com o liquido, amolece o edema, etc.).
Estou torcendo por você! Acredito nas pessoas que buscam o diferencial, e você com toda certeza é dessas pessoas.

Luiza,

como o pilates trabalha com o fortalecimento muscular, acredito que seja interessante sim experimentar. O corpo com músculos fortalecidos ajudam a melhorar a circulação. Só acho importante considerar que os edemas variam, e algumas pessoas podem não conseguir executar alguns exercícios, pela limitação causada pelo inchaço, e pelo desequilíbrio que pode acontecer em virtude de um lado ser mais pesado que o outro do corpo. Mas isso, você que é fisioterapeuta saberá nos informar melhor do que ninguém. Mas acho válidas as tentativas, até porque ficar só na hidro ou natação às vezes cansa. Tem gente que gosta de variar (eu sou uma dessas pessoas).

Sobre a entrevista, a Márcia entrou em contato comigo e tivemos uma conversa. Estou louca pra ver como ficou a entrevista! Pode deixar que vou ficar ligada e postar no blog.

Beijos pra todos e todas!
fernandagueiros

Data de registro: Ter Jul 29, 2008 11:44 pm

Mensagempor Renata_RAC » Ter Ago 30, 2011 5:09 pm

Pessoal,

Estou devendo uma resposta aqui. Sexta passada comentei que houve aumento de 1cm e reapliquei a Kinesio novamente.

Segunda era para ter ido à sessão, mas não pude e remarquei para terça. E, hoje, decidi suspender as cinco sessões restantes, pois decidi que irei procurar o Dr. Godói em SP. Isso porque, já ficou claro que a Kinesio é ótima e ela evita que o pé inche, contendo o edema, mas ela sozinha não reduz tanto como eu imaginava.

Repito para que fique claro: ela SOZINHA.

Assim, decidi que só depois de retornar do tratamento na clínica do Dr. Godói, irei terminar as cinco últimas sessões.

Mas enquanto não vou à clínica, já me matriculei novamente numa academia para fazer hidro 3x por semana. Retornando às atividades físicas e recuperando meu condicionamento, entro na musculação moderada. Vou aliar com a meia elástica da Mediven, como eu já vinha fazendo.

Reparei que a alimentação ajuda muito também. Alimentação mais leve e nutritiva (ou seja, a que não engorda) traz bons resultados!

Algo que não comentei por lapso mesmo, é que estou tomando Daflon 500 todos os dias (antes mesmo de começar a Kinesio).

Também gostaria de me antecipar ao resultado "final" do Tratamento da Kinesio, mesmo que parcial e comentar os prós e contras.

Os prós, acho que já comentei antes, então, não vou me alongar demais. Partindo para o contra, que eu ainda não havia comentado, é que a fita adesiva depois de dois dias acaba saindo fácil, fácil.

Não sei se tem algo a ver com a marca usada, mas notei que o Fisioterapeuta usou duas marcas comigo. A primeira estava acabando e ele teve que comprar outra para usar na segunda sessão em diante, e não foi da mesma marca. Mas ele também creditou os "descolamentos" em razão do suor também.

Fato é que é muito melhor usar a fita adesiva do que a meia e o enfaixamento! Em compensação, é horrível para colocar calças, pois o descolamento é mais fácil.

Inclusive, respondendo publicamente a uma dúvida que foi suscitada por um dos integrantes deste fórum (de forma privada), informo que a fita adesiva não deixa aquela marquinha de cola na pele, ok? Não deixa nada, nada.

Quando descolava, para não ficar parecendo uma "boneca de tecido desfiado", eu cortava a parte sem aderência. O problema é que ficava sem saber qual era o efeito daquilo.

Por exemplo, na sexta-feira eu apliquei a K-Tape, e no mesmo dia uma pontinha já estava meio solta e tive que cortar. No sábado de manhã, quando acordei, várias estavam meio enroladinhas... Já não é tão legal, pq naõ faz o efeito ideal. No domingo, ao acordar, já estava um "ninho de mafagafos" (hehehe) e aí arranquei tudo no início do dia.

Conclusão: não achei que rendeu no geral... e como me frustei um pouquinho com o aumento da medida na última medição, acho que colaborou para tomar a decisão de suspender.

O Fisioterapeuta foi super gente boa, combinamos que voltaria lá para fazer o "teste" depois do tratamento no Godói.

Manterei todos informados das novidades!

Beijos!
Beijos,
Rê.
Renata_RAC

Mensagempor Berta » Ter Ago 30, 2011 5:37 pm

Obrigada pela experiência Renata!

Experimente fazer hidro usando a meia de compressão. (pra nadar ou fazer a hidro eu uso a sigvaris 40-30). Você vai ver como a perna fica molinha, molinha.

Beijo

Berta
Berta

Data de registro: Qui Ago 19, 2010 6:12 pm

Mensagempor LUIZA » Qua Ago 31, 2011 4:08 am

OI PESSOAL,
GOSTARIA QUE TODOS PUDESSEM LER SOBRE AS MINHAS DESCOBERTAS.
TENHO UM ESTOQUE DE MEIAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS, ALÉM DISTO TENHO MACACÕES DE COMPRESSÃO, BERMUDAS DO DR GODOY, CINTAS E TUDO O MAIS.
COMO O LINFEDEMA [NÃO É MEU][HA,HA,HA], PEGA NO MEU QUADRIL E PERNA ESQUERDA, NÃO ADIANTA EU USAR SÓ AS MEIAS.TENHO DE USAR TB ALGO NO QUADRIL.
DE TANTO PUXAR COM FORÇA A PARTE DE TRÁS DESENVOLVI UMA LER[LESÃO DE ESFORÇO REPETITIVO,NO MANGUITO],QUE ME DEU UMA DOR ENORME. ESTA DOR TEM MAIS DE UM MES, E TOMA ANALGESICO E ANTIINFLAMATORIO E NADA.
POIS ENTÃO RESOLVI TENTAR 2 MEIAS ,UMA FORTE JOB E UMA OUTRA TIPO LUPO , TEM VARIAS MARCAS NO USA OU EUROPA QUE SÃO BEM FORTES.É BEM MAIS CONFORTÁVEL E PARA IR AO BANHEIRO É MAIS FÁCIL,EA DOR QUASE SUMIU.
POIS É, ESTOU FAZENDO ESTA EXPERIÊNCIA HÁ UMA SEMANA E MINHA PERNA QUE ESTAVA ESTACIONADA DIMINUIU 1,5; ESTOU MUITO FELIZ.
OUTRA COISA É A RESPEITO DE UM TRABALHO QUE CONHEÇO : FELDENKRAIS. É MUITO SUTIL E FEITO ATRAVÉS DA RESPIRAÇÃO EM MOVIMENTOS QUASE IMPERCEPTIVOS, EU ACHO QUE POSSA VIR A DAR UM RESULTADO FANTASTICO.
TEM UM RELÓGIO DE FELDENKRAIS QUE É FEITO NA PELVIS,E ESTOU SENTINDO UMA MELHORA.
TEM INSTUTORAS DESTE METODO EM S.P, E ,B.H.. ACREDITO QUE POSSA TER EM OUTROS ESTADOS TB.
COMO TENHO PROCURADO MUITO EM VARIOS SITES INTERNACIONAIS SOBRE ALGUMA COISA QUE POSSA ATENUAR O LINFEDEMA E TB ATUO NESTA AREA DE EXERCICIOS ,PILATES E OUTROS ,ESTOU CERTA QUE VCS GOSTARIAM DE SABER DE TUDO QUE POSSA NOS AJUDAR.
MEU ABRAÇO CARINHOSO
LUIZA
LUIZA

Mensagempor joane » Sex Set 02, 2011 8:06 pm

Estou bastante interessada nesta novidade. Vou acompanhar a sua experiência e ficar atenta as suas informações. Obrigada por nos trazer esclarecimentos sobre assunto tão importante .
Faço o uso da meia de gorgurão, obtive bons resultados, mas se houvesse um método mais confortável seria muito melhor. O meu linfedema é de MIE, se estendendo até a cintura.
Abç
Joane
joane

Data de registro: Sex Jun 03, 2011 8:51 pm

Mensagempor Renata_RAC » Dom Set 25, 2011 1:02 pm

Luísa,

Super adorei você compartilhar suas experiências, porque, afinal, aqui é isso mesmo. Como ninguém aqui é angiologista ou cientista dessa área, não iremos contar com orientações nesse sentido, entretanto, podemos nos unir e dividir as experiências, que são válidas também, mesmo para falar sobre um tratamento X, Y ou Z que não tenha dado certo.

Tenho novidades para vocês, mas quero deixar para falar delas em outubro! Adianto que descobri um lugar aqui no RJ que realiza um tratamento focado, mas como disse, esperarei para ver os resultados objetivos e passá-los sem precisar fazer "capítulos noveleiros" aqui no fórum (rs!). Portanto, Dr. Godói ficará ou para o final do ano ou para janeiro/2012.

BERTA,

Muito obrigada pela dica sobre fazer hidro com meia! De fato, já imaginava separar uma meia meio velhinha para fazer a hidro! Comprei também uma meia estilo sapatilha anti-deslizante para usar também, pois além de não permitir escorregar, ela faz o efeito meião até o tornozelo, o que ajudará a comprimir a parte do pé.

Obrigada também pelo apoio sobre o tratamento!

A todos os que acompanham o fórum aproveito para fazer um pedido:

Os tópicos mais recentes já possuem centenas de visualizações e isso significa que temos um número considerável de pessoas que nos acompanham. Assim, gostaria de conclamar a todos (sejam portadores de linfedema, parentes, médicos, fisioterapeutas, cientistas) a participarem, contribuírem com informações, experiências, notícias, enfim.

Às vezes acreditamos que uma informação que possuímos não irá ajudar, mas não sabemos, quem sabe ajuda? Não poupem também de citar quais são os profissionais que os senhores se tratam, pois a divulgação é importante! Não é publicidade gratuita, é informação de interesse público relevante!

E o que não encontrarem aqui, suscitem! Adicionem novos tópicos questionando o que desejam saber! Assim, teremos um fórum realmente frutífero, que poderá servir para pesquisas futuras, talvez.

Grande abraço a todos!
Beijos,
Rê.
Renata_RAC

AnteriorPróximo

Retornar para Discussões em Geral