gravidez e linfedema

Aqui você pode discutir sobre qualquer assunto relacionado ao Linfedema.

gravidez e linfedema

Mensagempor fernandagueiros » Sáb Dez 13, 2008 3:42 am

Alguém já teve esta experiência? Conte-nos como foi!
fernandagueiros

Data de registro: Ter Jul 29, 2008 11:44 pm

Re: gravidez e linfedema

Mensagempor Renata_RAC » Dom Abr 12, 2009 1:08 am

Oi Fernanda!!!! Bom, vi que ninguém respondeu à sua questão, portanto, como escrevi sobre isso no tópico: "Linfedema Congênito", tomarei a liberdade de copiar e colar de lá para cá a minha experiência, ok?
Beijos!
______________________________________________________________________________________________________
Oi Milena, tudo bem? Olá a todos!

Bom, vc comentou sobre como seria a gravidez para quem tem linfedema. O meu é congênito na perna esquerda até o joelho +/- (começou qdo eu tinha uns 16/17 anos). Engravidei aos 20 anos e minha gravidez foi maravilhosa (graças à Deus!!!). Na realidade fiquei com a impressão de que foi tudo um milagre de Deus, porque a minha perna - acredite - desinchou nesta época. No final da gestação, aos 8/9 meses, ela voltou a ser o que era antes da gravidez, ou seja, bem inchada, mas não superou o inchaço de que sempre teve. Como disse, o que ocorreu foi o contrário: durante os primeiros meses de gestação a minha perna desinchou progressivamente. Depois dos meus 18 anos minha perna inchou tanto que eu não conseguia nem mais ver o meu tornozelo, pois bem, na minha gestação, até os 7 meses +/- a minha perna desinchou tanto, que pela primeira vez desde os 18 anos, eu consegui ver o ossinho do meu tornozelo e o delineamento da minha canela por detrás.

É claro que durante a gestação tive muitos cuidados: drenagem linfática em dias intercalados (pois na gravidez é proibido fazer todos os dias), hidroginástica 2 x na semana no 6º, 7º e 8º mês, meia de compressão, perna para cima o máximo possível (e olha que eu fiz estágio até o 9º mês de gestação - era estagiária de Direito e ficava indo e vindo do fórum para a Procuradoria, fora a faculdade à noite), tomava os remédios autorizados pelo angiologista, ingeria alimentos menos salgados e, por conta de uma suspeita de diabete gestacional, tive que cortar todo tipo de doce (sou chocólatra e adoro massas, nem preciso dizer o suplício que foi). O bom foi que descobri que não estava com a tal da diabete gestacional e ainda por cima estava ótima de corpo. De costas ninguém dizia que eu estava grávida, pois engordei 8,5 kg em toda gestação!!! E o meu bebê nasceu extremamente saudável, com 3kg, de parto NORMAL (por sinal, o parto foi uma maravilha, sem dores - teria + 10 filhos pela experiência que passei...rs).

Qto à hereditariedade, bom, não acredito, pois acho que seja realmente um defeito singular, individual. A denominação é de que esta disfunção é congênita (defeito que ocorre no desenvolvimento/formação do feto ou do embrião) e não hereditária.

Meu filho fará 3 anos e graças à Deus não apresenta nenhum quadro deste tipo. Tive um filho homem, portanto, dizem que a incidência maior se dá nas mulheres... Mas que eu saiba não há ninguém na minha família com esta situação. Pelo contrário, são todos muito saudáveis.

Morri de rir com a flavinha dizendo: "tinha que acontecer logo comigo!"!!! É dose, sempre penso isso também. Inclusive pela forma como surgiu. Eu estava no auge do meu corpo, aos 16/17 aninhos, super sarada, já tinha começado a malhar, fazia ginástica, musculação, caminhava na areia da praia todos os dias.......usava vestidinhos, shorts, saias...e de repente, do nada, meu pé apareceu inchado. Sempre ouvia dos leigos: "deve ser macumba" (rsrsrs). Infelizmente ignorei todo o prognóstico médico e o tratamento, pois até os 18 anos eu podia ter uma vida "normal". Mas depois desta idade um inchacinho virou um inchação.

Mas fico feliz de ter calças, vestidos longos, saias compridas e por aí vai! E, claro, fico feliz por ter as minhas pernas! rs!

Espero ter elucidado sua dúvida. Lembrando que esta história é peculiar minha, cada caso é um caso e só um médico realmente para avaliar a situação. Embora o meu médico tenha dito, antes de eu engravidar, que a gravidez seria um complicador e que não era muito indicado, que o dia que eu decidisse engravidar, deveríamos ter o cuidado triplicado... Como disse na mensagem, não foi nenhum bicho de sete cabeças...

Beijos a toda(o)s e fiquem com Deus.
Renata.
Beijos,
Rê.
Renata_RAC

Data de registro: Dom Abr 12, 2009 12:25 am

Mensagempor fernandagueiros » Dom Abr 12, 2009 10:40 pm

Oi Renata!

Voce dou uma baita sorte! Eu sonho em ter um bebê e morro de medo de como será minha gravidez por causa da perna. MAs tem coisas que nao dá pra saber, cada um resonde de uma forma, né? Obrigada por contar sua experiência! Foi animadora!
Ah! Legal saber mais uma coisa em comum: somos advogadas! hehehehe... a minha perna inchou nessa fase de estagio/burro-de-carga! hahaha. pois é. Agora preciso fechar a boca! Só assim pra perder os quilinhos malditos q agravam o edema!
Beijos !
Fernanda!
fernandagueiros

Mensagempor simone guerra » Sáb Set 11, 2010 2:51 am

Fernanda,

No meu caso não tive nenhuma complicação nas duas gestações, e olha que engordei muito nas duas, foram mais de 22kg. A primeira eu tinha 24 anos e a segunda 34 anos, meus filhos tem 10 anos de difereça de idade. Claro que no final, vc fica um pouco mais inchada, os cuidados na hora do parto tem que ser maior. Meu obstetra nem pensou na possibilidade de ser normal, marcou a cesariana logo que comecei a perder liquido. No primeiro parto senti um pouco de dor e acredito que tenha sido pela dosagem da anestesia, acho que foi pouca por cautela mesmo. Já no segundo parto, não tinha mais vinte e poucos anos (kkk),o cuidado foi para que eu não tivesse uma trombose, mas nada ocorreu, o médico (que por sinal é meu primo) tomou os mesmos cuidados de 10 anos atras, e hoje o que eu posso te dizer é que não tem nada melhor do que ser mãe, meus filhos são lindos, o mais velho tem 14 anos e a minha pequena 4 anos. São sem dúvida a minha maior riqueza.

Vou aproveitar para contar uma história: Flavinho (meu filho) tinha uns 5 anos quando pintou um quadro, era um soldado, segundo a professora ele queria desenhar alguém"forte", o detalhe é que a perna direita era mais grossa que a esquerda!!!!

Não preciso nem dizer que quando percebi chorei muito!

Outro detalhe, se eles percebem nem comentam, são crianças que aprendem a conviver com os diferentes desde cedo, e não só os meus filhos, tenho sobrinhas (4) que nem aí.... quando vieram perguntar foi de uma forma tão natural sem aquela coisa de pena sabe? Isso eu acho muito importante, eles não são preconceituosos.

Bem, se vc deseja ser mãe seja... vá em frente... quando seu filho olhar para vc e disser que vc é linda...vc vai entender o que estou falando.

beijos
Simone
simone guerra

Data de registro: Qua Set 01, 2010 12:34 am

Mensagempor fernandagueiros » Ter Set 21, 2010 1:25 am

que lindo simone! ate me emocionei aqui ao ler a historia !!!!
fernandagueiros

fernandagueiros

fernandagueiros

fernandagueiros

fernandagueiros

fernandagueiros

Próximo

Retornar para Discussões em Geral